Toda mulher a partir dos 35 anos que não apresente sintomas de dores ou nódulos na mama devem buscar um mastologista e realizar uma consulta clínica. Já as que apresentam qualquer sintoma e/ou fazem parte do grupo de risco (mulheres que possuem casos de câncer de mama na família, idade acima dos 40 anos, menstruação precoce ou tardia, dentre outros fatores) devem procurar um mastologista o quanto antes.
Durante a consulta, são feitas algumas perguntas ao paciente sobre o histórico de saúde e familiar, hábitos e queixas, uma espécie de entrevista para coletar informações. Depois é realizado o exame físico da mama e alguns exames complementares são pedidos para acompanhamento, como é o caso da mamografia, o melhor método de diagnóstico precoce, além da ultrassonografia, tomossíntese e a ressonância magnética das mamas.
Mesmo que não haja nenhum sintoma anormal, ir ao mastologista anualmente a partir dos 40 anos é fundamental para a prevenção das doenças da mama e para diagnosticar o mais cedo possível qualquer problema que a paciente possa ter.