Dr. Vilmar Marques de Oliveira
Nasci em Uberlândia, Minas Gerais, e ainda muito cedo, aos 8 anos, me mudei para São Paulo. Nesta grande metrópole, me dediquei aos estudos e pratiquei meu esporte favorito que é o futebol. Aos 16 anos, tive que tomar uma decisão crucial: me dedicar ao esporte e buscar profissionalização no futebol; ou buscar a carreira médica. Então, escolhi a segunda opção e o futebol se tornou um grande hobby.
Iniciei o curso de Medicina em 1984 na Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, sendo seis anos maravilhosos e de grande aprendizado. No quinto ano da faculdade, tive meu primeiro contato com a Mastologia ao frequentar o ambulatório de enfermidades mamárias coordenado pelo prof. Ivo Carelli, meu primeiro grande mestre e que plantou a semente da Mastologia em minha alma.
Segui minha formação na Santa Casa de São Paulo, onde fiz a residência médica em Obstetrícia e Ginecologia nos anos de 1990 e 1991, ingressando em seguida no estágio de Mastologia chefiado pelo professor Nelson Cymbalista e seus assistentes os professores Heriberto Santana Leite e José Francisco Rinaldi, este último meu grande amigo com quem tenho a honra de dividir a coordenação da Mastologia até os dias atuais.
Em 1994, obtive meu título de especialista em Mastologia (TEMA); em 200, fiz o mestrado; e em 2005 fiz o doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Galguei a carreira acadêmica na Santa Casa passando pelos concursos de professor instrutor, assistente e adjunto. Hoje sou Chefe de Clínica Adjunto do Hospital da Santa Casa e Professor Adjunto da faculdade, da qual tenho atividades junto à graduação e pós-graduação.
Suas paixões
Em meus períodos vagos procuro me dedicar ao esporte, que inclui o ciclismo, futebol e musculação. Sendo até um pouco obsessivo, buscando sempre manter uma prática diária. Outra paixão é o ski na neve. Todos os anos procuro passar uns dez dias esquiando, preferencialmente em Whistler, no Canadá, minha estação favorita. Obviamente que estes momentos são muito mais prazerosos quando divididos com minha família, para a qual busco reservar meus fins de semana.
Próximos passos da Mastologia
Vejo nossa especialidade em seu melhor momento, com uma visibilidade cada vez maior e um campo de trabalho que vem se expandindo dia a dia. Com gestões impactantes dos últimos presidentes da Sociedade Brasileira de Mastologia, temos visto nossa especialidade ampliar seus horizontes, chamando para si o tratamento integral da paciente com câncer de mama, atuando desde o diagnóstico, passando pelo tratamento cirúrgico e reconstrutivo, adjuvante e tendo também ao seu lado os cuidados paliativos. Esta é uma tendência que vejo sem volta e que deve nortear a Mastologia no Brasil e em muitos outros países.
Prêmios e títulos
2013
Título de Professor Adjunto, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
2009
Prêmio Liberato Di Dio – 2o Lugar ao trabalho “Proposta de sistematização do estudo elastográfico de lesões mamárias pela ultrassonografia”, Revista da Associação Médica Brasileira.
2008
Prêmio de Melhor Poster da IV Jornada Paulista de Mastologia outorgado ao trabalho “Relação entre a expressão da ciclooxigenase-2 nos carcinomas ductais in situ e infiltrativo de mama e …”, Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional de São Paulo.
2007
Título de Professor Assistente, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
2005
Doutor em Medicina – Tocoginecologia, Faculdade de Ciencias Médicas da Santa Casa de São Paulo.
2003
Professor Instrutor, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
2000
Mestre em Medicina – Tocoginecologia, Faculdade de Ciencias Médicas da Santa Casa de São Paulo.
1994
Especialista em Mastologia – TEMa, Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Mastologia.
1992
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, Associação Médica Brasileira e Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia.